Quinta-feira, Setembro 16, 2021
- PUBLICIDADE -spot_img
InicioPodCastXipalapala Info do dia 10 de Julho

Xipalapala Info do dia 10 de Julho

O reforço de pequenas atitudes diárias pode prevenir alguns problemas de visão? Para manter uma boa saúde dos olhos é importante visitar periodicamente o oftalmologista, evitar o uso excessivo do celular, televisão e computador pois a luz emitida pelos aparelhos prejudica os olhos. Os olhos também precisam descansar.

- PUBLICIDADE -

TV Surdo distribui máscaras a pessoas com deficiência na cidade da Beira

No âmbito do apoio para a prevenção da COVID-19 em pessoas com deficiência (PcD), a TV Surdo distribuiu, na primeira semana de Julho, 300 máscaras de protecção a igual número de pessoas com deficiência auditiva, na cidade da Beira provincia de Sofala. As máscaras foram disponibilizadas pelo movimento MozCOMVIDA, um grupo de amigos que produz máscaras e distribui gratuitamente.

Segundo Catarina Maverecane, presidente da Associação dos Surdos de Moçambique, delegação de Sofala, este é o primeiro apoio que a associação recebe, pelo que, agradece à TV Surdo pela iniciativa e preocupação com as pessoas com deficiência.

A TV Surdo distribuiu também mil máscaras de protecção a cinco organizações parceiras que trabalham a favor da PcD em Maputo. A iniciativa, que está inserida nas acções de responsabilidade social da TV Surdo, visa minimizar a propagação do novo coronavírus nas pessoas com deficiência.

Dia Mundial da Saúde Ocular: 75 por cento dos problemas visuais poderiam ter sido evitados

Estima-se que 39 milhões de pessoas, em todo o mundo, sofram de cegueira e que 246 milhões possuam algum distúrbio que provoca a perda moderada ou severa da visão. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 75 por cento dos problemas que afectam a visão poderiam ser evitados ou curados, caso fossem diagnosticados atempadamente. Para consciencializar a população da importância do acompanhamento
oftalmológico, no dia 10 de julho, é comemorado o Dia Mundial da Saúde Ocular.

Segundo Tedros Ghebreyesus, director geral da OMS, é inaceitável que pessoas sejam cegas ou tenham visão prejudicada quando a sua visão poderia ter sido corrigida com uma operação de cataratas, ou que outras tenham dificuldades nas actividades diárias porque não têm acesso a um par de óculos.

Dados do relatório indicam que as regiões da África subsaariana, ocidental e oriental e do sul da Ásia apresentam taxas de cegueira oito vezes maiores do que em todos os países desenvolvidos. As taxas de catarata e triquíase tracomatosa são mais altas entre as mulheres, principalmente nos países subdesenvolvidos e em vias de desenvolvimento.

COVID-19: CDC África apela o uso generalizado de máscaras

O Director do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), John Nkengasong, disse, ontem, 09 de Julho, que a pandemia está a atingir velocidade acelerada em África, apelando para o uso generalizado de máscaras. África ultrapassou meio milhão de casos e conta actualmente com 12 mil mortes com uma taxa de letalidade de 2,3 por cento.

Desde a semana passada, houve um aumento de 24 por cento de casos,
o que significa cerca de 100 mil novos casos e uma média de 14 mil casos por dia, contra a média diária de 11 mil casos na semana passada.

A África do Sul, com cerca de 224 mil casos positivos, o Egipto com cerca de 78 mil, a Nigéria com 30 mil, o Gana com 22 mil e a Argélia com mais de 17 mil são responsáveis por 71 por cento de todos os casos registados em África. De acordo com o África CDC, foram realizados no continente 5,7 milhões de testes, 8,6 por cento dos quais deram positivo. Para o responsável do África CDC é importante que os países continuem a alargar a sua capacidade de testagem da população e há necessidade de envolver as populações na luta contra o coronavírus.

SABIA QUE…
O reforço de pequenas atitudes diárias pode prevenir alguns problemas de visão? Para manter uma boa saúde dos olhos é importante visitar periodicamente o oftalmologista, evitar o uso excessivo do celular, televisão e computador pois a luz emitida pelos aparelhos prejudica os olhos. Os olhos também precisam descansar. Também é importante piscar com mais frequência para lubrificar os olhos, fazer pausas e olhar para um local distante.

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. Ao se inscrever no nosso newsletter, você concorda com nossos Termos de uso e Política de privacidade.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here