Quinta-feira, Setembro 23, 2021
- PUBLICIDADE -spot_img
InicioPodCastXipalapala Info do dia 14 de Julho

Xipalapala Info do dia 14 de Julho

Com um mês e meio de gravidez o coração da criança começa a bater? Por volta dos 5 meses de gravidez, a mãe pode sentir a criança a mexer-se, e aos 6 meses de gravidez a criança já ouve a voz da mãe e do pai.

- PUBLICIDADE -

“Países estão a ir para a direção errada em relação ao combate à COVID-19” diz OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou, ontem, que demasiados países estão a ir na direcção errada em relação ao combate à COVID-19. Segundo o director-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, os actos de muitas pessoas e governos e a partilha de mensagens contraditórias vindas de chefes de Estado e outros líderes estão a “minar” os esforços para controlar a expansão do novo coronavírus.

Para Tedros Ghebreyesus, não haverá um regresso à velha normalidade no futuro próximo, mas há um roteiro para controlar a COVID-19 e continuar com a vida. Para tal deve haver medidas de controlo e supressão do vírus adoptadas a nível governamental e em colaboração com as populações.

O responsável apontou o continente americano como o epicentro da pandemia, com mais de 50 por cento dos casos de todo o mundo. Tedros Ghebreysus declarou que é preciso chegar a uma situação sustentável com controlo adequado do vírus sem ser preciso fechar países inteiros ou passar o tempo de um confinamento para outro.

A pandemia de COVID-19 já provocou mais de 569 mil mortos e infectou mais de 12,92 milhões de pessoas em 196 países e territórios,segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Vacina contra Tuberculose usada para fazer uma vacina para COVID-19

Um grupo de pesquisadores brasileiros desenvolve uma vacina contra COVID-19 com base na vacina BCG, testada e usada para combater a Tuberculose em várias partes do mundo, incluindo Moçambique.

Em uma entrevista, a BBC News Brasil, o coordenador do projecto, Sérgio Costa Oliveira, professor titular de imunologia, na Universidade Federal de Minas Gerais, afirmou que o grupo pretende desenvolver uma vacina dupla, que proteja tanto contra Tuberculose, assim como contra a COVID-19.

A ideia dos pesquisadores é fazer com que a bactéria usada para produzir o BCG, usada contra a Tubercolose, possa produzir proteínas do novo Coronavírus e imunizar as pessoas contra o virus.

A pesquisa é feita em conjunto pelas universidades federais de Minas Gerais e de Santa Catarina pelo Instituto Butantan e pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Doenças Tropicais, no Brasil, e tem a colaboração da Universidade de Cambridge, no Reino Unido e do Instituto Karolinska, na Suécia. Essa potencial vacina faz parte de cerca de 150 vacinas contra COVID-19 que estão a ser estudadas por cientistas, em todo mundo.

Cerca de 690 milhões de pessoas passaram fome em 2019

A última edição do Estado de Segurança e Nutrição Alimentar no Mundo, publicada ontem, estima que quase 690 milhões de pessoas passaram fome em 2019, um aumento de 10 milhões em relação a 2018 e quase 60 milhões em cinco anos.

Dados do relatório indicam que a Ásia, é o continente com maior número de desnutridos com cerca de 381 milhões. Seguido da África com 250 milhões, por fim a América Latina e pelo Caribe com 48 milhões. O relatório recomenda uma transformação dos sistemas alimentares para reduzir o custo de alimentos nutritivos e aumentar a acessibilidade financeira de dietas saudáveis.

O estudo apela também aos governos para integrar a nutrição em suas abordagens à agricultura; trabalhar para reduzir os factores de aumento de custos na produção, armazenamento, transporte, distribuição e comercialização de alimentos. Priorizar a nutrição infantil e promover a mudança de comportamento e incorporar a nutrição nos sistemas de protecção social são algum dos apelos feitos no estudo.

O Estado de Segurança e Nutrição Alimentar no Mundo é o estudo global mais autorizado que acompanha o progresso no sentido de acabar com a fome e a desnutrição.

SABIA QUE…
Com um mês e meio de gravidez o coração da criança começa a bater? Por volta dos 5 meses de gravidez, a mãe pode sentir a criança a mexer-se, e aos 6 meses de gravidez a criança já ouve a voz da mãe e do pai. Por isso, tanto a mãe como o pai podem já começar a conversar com o bebé ainda na barriga. Assim o bebé, vai reconhecer as vozes dos pais, quando nascer.

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. Ao se inscrever no nosso newsletter, você concorda com nossos Termos de uso e Política de privacidade.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here