Segunda-feira, Setembro 27, 2021
- PUBLICIDADE -spot_img
InicioPodCastXipalapala Info do dia 15 de Julho

Xipalapala Info do dia 15 de Julho

O processo de recuperação da COVID-19 pode durar até 5 semanas? O tempo de recuperação da COVID-19 depende do sistema imunológico de cada doente e da existência, ou não, de doenças crónicas que possam agravar o risco de se desenvolver complicações.

- PUBLICIDADE -

Nacala-Porto referência no tratamento anti-retroviral pediátrico

O distrito de Nacala-Porto, na província de Nampula, regista cada vez mais crianças que nascem livres de HIV positivo nos últimos anos. Segundo o Responsável do Programa de HIV e SIDA no Serviço Distrital de Saúde, Mulher e Acção Social de Nacala-Porto, Dinis Matera, o facto deve-se a maior adesão de mulheres grávidas vivendo com HIV as consultas pré-natais e aos serviços de tratamento anti-retroviral.

A título de exemplo, das cem crianças nascidas de mães positivas e em tratamento anti-retroviral até o primeiro semestre deste ano, cerca de noventa estão livres de HIV. O centro de saúde Akumi destaca-se, a nível do distrito de Nacala-Porto, no programa de tratamento anti-retroviral pediátrico.

No primeiro semestre deste ano, das cinquenta crianças em seguimento no TARV naquela unidade sanitária, apenas uma nasceu com HIV. Em todo distrito, das 25 mil pessoas com HIV e SIDA, que se beneficiam do tratamento anti-retroviral este ano, 21 mil são mulheres.

TV Surdo produz vídeos inclusivos sobre a pandemia

No âmbito da prevenção e combate à COVID-19 em Moçambique, a TV Surdo está a produzir spots publicitários inclusivos para consciencializar as pessoas sobre diferentes assuntos ligados à pandemia.

Os vídeos sensibilizam sobre a necessidade de denúncia de casos de violência baseada no género, combate ao preconceito e discriminação relacionada com a COVID-19, bem como a importância da consulta pré-natal e pós-parto durante a pandemia.

Os vídeos, foram produzidos pensando na importância do acesso à informação durante a pandemia, sobretudo para as pessoas com deficiência que têm sido relegadas ao segundo plano.

Os vídeos contam com a participação de médicos especialistas, figuras influentes na cultura e no activismo social, com destaque para o musico Stewart Sukuma e a presidente da Associação Moçambicana de Mulheres com Deficiência e directora nacional-adjunta de Acção Social, no Ministério do Género criança e Acção Social, Eufémia Amela. Até o momento a TV Surdo produziu três spots publicitários que são veiculados pelos canais de televisão e redes sociais de parceiros.

No total serão produzidos oito spots com financiamento do Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP) e assistência técnica dos Ministérios da Saúde e do Género, Criança e Acção Social.

Província de Gaza impulsiona actividades do Programa Alargado de Vacinação

A Governadora de Gaza, Margarida Mapandzene Chongo, fez a entrega, na segunda-feira, de 23 motorizadas e uma viatura para impulsionar as actividades do Programa Alargado de Vacinação, oferecidas pelo Ministério da Saúde.

Os meios de transporte entregues têm como objectivo reduzir a morbimortalidade através de vacinação em crianças menores de 5 anos. As motorizadas serão alocadas a todos os Distritos da Província de Gaza, para garantir o cumprimento das actividades do Programa Alargado de Vacinação. A viatura foi alocada a área de inspecção para dinamizar as acções do sector e fazer seguimento de denúncias e rumores apresentados pelos utentes dos serviços de Vacinação.

Segundo a Directora de Saúde em Gaza, Mulássua Simango, os meios de transporte entregues, irão garantir a realização de brigadas móveis, campanha porta a porta e visita às mães para o acompanhamento das crianças de modo que sejam completamente vacinadas.

Segundo a chefe do Executivo Provincial de Gaza, no primeiro semestre do Quinquénio 2020-2024, foram vacinadas 31 mil 84 crianças contra 30 mil 795 crianças do igual período do ano 2019.

SABIA QUE…
O processo de recuperação da COVID-19 pode durar até 5 semanas? O tempo de recuperação da COVID-19 depende do sistema imunológico de cada doente e da existência, ou não, de doenças crónicas que possam agravar o risco de se desenvolver complicações. Perante a infecção, o corpo humano inicia o processo natural de produção de anticorpos que vão combater a COVID-19. Durante o tempo de recuperação a pessoa deve
manter-se em isolamento social, até que as autoridades de saúde confirmem que está totalmente curada.

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. Ao se inscrever no nosso newsletter, você concorda com nossos Termos de uso e Política de privacidade.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here